"Carla Evanovitch se coloca em 3ª
pessoa, pede distancia e inicia uma investigação do urbano a partir de
personagens comuns. Ela realiza coleta de panfletos postos em circulação pelas
grandes cidades todos os dias, para logo em seguida modificar a autoria. Com esse procedimento, a artista se torna investigadora/sujeito,
flertando com os papéis da sociedade em que vivemos. E já que toda necessidade
é sincera, fica a pergunta: Até onde se pode chegar por um objetivo? Quais as
leis?" (Alê Souto - Curador da Exposição)
Performações Urbanas. Caixa Cultural, exposição Gesto Amplificado, São Paulo. 2012
Performações Urbanas. Caixa Cultural, exposição Gesto Amplificado, Rio de Janeiro. 2012
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Gesto Amplificado
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Gesto Amplificado
Caixa
cidade, espaço onde a voz se perde. A coletividade e seus desejos superam o eu
e a individualidade se perde em meio aos escombros da construção de algum
prédio público novo. Sim, existe movimento em meio aos escombros dentro da
caixa cidade. Seguro uma pedra e atiro em direção ao asfalto, ela bate em um
muro e resvala na grade embaixo do viaduto. Uma simples pedra, jogada assim ao
acaso pode gerar mil conexões dentro da caixa cidade. E se, imaginamos esta
mesma pedra atirada longe, mais longe e depois mais longe ainda, atingindo
diversas caixas cidade, e se, a cada vez essa pedra abrisse a tampa de cada uma
delas fazendo um click na tampa de cada caixa, mostrando o que há dentro delas,
desvendando diante de nossos olhos suas cores, sons, mistérios e personagens?Gesto
Amplificado é ao mesmo tempo a mão e a pedra atirada longe. Enquanto o trajeto
da pedra se faz, existe tempo de resposta, e é fato que algumas caixas cidade
não se abrem com tanta facilidade e precisam ser constantemente clicadas, e aí
sim como num passe de mágica, zzzaaaaap!!! Está diante de nossos olhos seu
recheio. Algumas vezes o recheio de uma caixa cidade pode ser bastante
estranho, ou cheirar mal. Mas quem mandou jogar a pedra?Então vejamos a
seguinte equação: caixa + pedra + click + tempo de resposta = recheio. Isso! um
recheio composto daquilo que somos e o que sentimos. Bem, seria quase isso.
Mas, voltando a ideia da pedra, me lembro do trajeto e das curvas que ela faz
quando vai e vem, ativando os clicks e abrindo as caixas. E os barulhinhos?
Sim, faz um barulhinho bem discreto quando uma caixa cidade se abre. O quê? Vai
me dizer que você nunca ouviu? Sério?
Alê
Souto
Curador
Caixa Cultural, Exposição Gesto Amplificado. 2012 - RJ/ SP
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